23 de dezembro de 2013

Meta de leitura #5 e livro desejado

Demorei um pouco, mas aqui estou com os últimos livros da minha lista de meta de leitura. Ainda estava definindo qual livro de Luis Fernando Verissimo eu leria. O autor me foi indicado pela Nanda do blog Lado de Dentro, acredito que vou gostar bastante.
Variações Sobre o Prazer - Rubem Alves Este livro traz a você, leitor, uma proposta: que tal se o prazer, em todas suas variações, se tornar o objeto de sua vida? Afinal, o Paraíso é a exuberância do prazer. Os poemas da Criação sugerem que Deus criou o universo infinito só para nele plantar um pequeno jardim de delícias. Depois do trabalho de cada dia, diz o poeta, Deus parava, contemplava, sorria e dizia: "Ficou muito bom..." Ao ler as páginas desse livro você se descobrirá caminhando ao lado de santo Agostinho, do revolucionário Marx, do filósofo Nietzsche e da cozinheira Babette. Personagens, reais ou fictícios, que viveram desfrutando o que acreditavam. Eles têm muito a nos inspirar. Deixe-se perder nas páginas desse livro e descubra as diversas variações sobre o prazer. 
Minhas Tudo - Mario Prata Quantas histórias um objeto pode conter? Como quem faz um inventário de si mesmo, Mario Prata enumera delícias e tragédias do cotidiano através dos seus objetos pessoais. Minhas tudo reúne obsessões íntimas e também manias coletivas que alimentam uma máquina alucinada de prazeres, fobias e hábitos do nosso dia a dia.
Amor Verissimo - Luis Fernando Verissimo Das artimanhas masculinas para levar uma mulher à cama aos desgastes da rotina conjugal, os relacionamentos amorosos sempre forneceram um vasto material de inspiração para Luis Fernando Verissimo. Nas cinquenta crônicas reunidas em Amor Verissimo, o amor aparece em todas as suas variantes: o primeiro amor, o amor à primeira vista, o amor platônico, o amor carnal, o “amor” por interesse, o amor pelos amigos, o amor dos pais pelos filhos, o amor por si mesmo, o amor antigo, o amor que ultrapassa as barreiras de língua e de nacionalidade. Verissimo apresenta personagens irresistíveis como o Corno Lírico, Don Juan, o amante Rubival, a especialista em prospectar viúvos e a grávida que chora de pena do detergente que não lava tão branco e a bela mulher para quem homem só serve para abrir pote, segurar porta e carregar mala. Também estão reunidas no livro as crônicas que serviram de base para o roteiro da série Amor Verissimo, veiculada no canal GNT, em janeiro de 2014. Seja nas páginas do volume ou na adaptação de seus textos para a TV, o autor confirma que a vida não é uma comédia romântica, mas também não deixa dúvidas de que o humor é uma ótima maneira de encarar a vida a dois.
Aproveitando, preciso contar que ganhei o livro que eu mais desejava ter neste ano... Destrua Este Diário - Keri Smith.
Sinose: ‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo. Pagina oficial https://www.facebook.com/destruaestediario
No começo eu achava um pouco contraditório destruí-lo porque eu amooo livros. Só que quando eu fui começando a fazer as tarefas eu passei a considerá-lo mais um caderno de coisas legais. O melhor de tudo é que me ajuda a exercitar a criatividade. =D

Aqui algumas das minhas "destruições"...
Reações: