29 de julho de 2014

Morando sozinha: Finanças


Quando você passa a morar sozinha uma das primeiras coisas com a qual deve ficar atento é com a administração do seu dinheiro. Porque não adianta você sair de casa e continuar recorrendo aos seus pais quando precisa comprar ou pagar algo. Claro, existem exceções.

O que estou querendo dizer é que se você não tiver cuidado pode acabar endividado, comprando mais do que pode pagar ou até mesmo esquecendo uma conta importante. Para que isso não ocorra comigo eu acabo adotando alguns métodos que podem ser facilmente praticados por qualquer um. ;D

Separar dinheiro para pagar as contas

Quando recebo o dinheiro do mês a primeira coisa que faço é separar em envelopes as quantias correspondentes as contas importantes. Por exemplo, a conta de energia ou a parcela de alguma compra. Dessa forma eu fico mais tranquila ao gastar o restante do dinheiro.


Fazer listas

Logo depois separo o "din din" para as compras do supermercado porque é preciso comer para sobreviver né.  Eu sempre faço uma lista de compras porque senão acabo sempre esquecendo de comprar alguma coisa ou acabo pegando algo que nunca vou comer. Gosto de basear minha lista nesta que está aqui. Além disso, tenho uma lista de tempo indeterminado na qual vou acrescentando outras coisas que quero comprar. Ex: gaiolinha para decoração. Se no mês atual desejo comprar a gaiolinha ou outra coisa eu risco da minha lista.

Separar dinheiro para os prazeres da vida

E então estabeleço uma quantidade específica de dinheiro para gastar com coisas que quero. Por exemplo, comprar livros, ir ao cinema, sair com os amigos, comprar roupas e etc. Porque não tem nada melhor que momentos que nos provocam alegria.

Economizar

O restante do dinheiro eu guardo para gastar de acordo com as demais necessidades do mês. E o melhor: sempre acaba sobrando então eu vou juntando para outras coisas. ;D
Gostaram das dicas?
Como fazem para gastar bem seu "din din"?
Reações: